sábado, 2 de fevereiro de 2013

"Papo de botosnita"

Esta ai a nossa entrevista "Papo de Botonista!. Vamos abrir 2013 com um campeão estadual, um botonistas daqueles que podemos dizer ser uma unanimidade em todos os sentidos no futebol de mesa, digo isso porque joga demais, honestíssimo, baita parceria e espirito de equipe, mais elogios seria chover no molhado, então vamos lá com.....


1 - Nome ou simplesmente? Josias Pontes Guedes 
2 - Time que joga? Fortaleza
3 - Alguma razão especial para esta escolha? Minha cidade Natal  
4 - Joga á quanto tempo? 22 anos
5 - Como chegou à regra gaúcha? Até 1993 jogava a regra toque toque com os amigos da rua .  Na 8 série conheci o filho do Marcos Crusius . O Diego me levou ao Bazar Mimo e no inicio não achava muito legal a regra por não sair muitos gols, porém   foi só a primeira impressão . Comecei a jogar no Grêmio  aos sábados pela manhã e achei muito showw a organização.   
 6 - Onde joga? Bazar Mimo e Canoas 
7 - Faz parte de alguma equipe? Canoas 
8 - Momento inesquecível? Meu primeiro campeonato adulto em Capão Novo no ano de 1996 , onde ainda tinha idade para jogar infantil  (na época tinha 14 anos ). Cheguei a semifinal e terminei na quarta posição. 
9 - Qual o ponto(s) positivo(s) da regra gaúcha? Em relação a regra, exige que se jogue e pense sempre nas próximas jogadas. Exige muito mais que apenas fichar um botão. Exige concentração e tática. Isso é o ponto mais importante. 
10 - Quais os pontos negativos da regra gaúcha e alternativas corretivas?   O ponto mais critico na minha opinião é a falta de novos jogadores , pois nas competições são quase sempre os mesmos . Se alguém quiser  começar a  jogar a regra, nas competições, terá de jogar contra adversários que jogam a muito mais tempo. Isso desmotiva. Acredito que deva ocorrer em paralelo as competições oficiais, um torneio, ou para iniciantes, ou mesmo na categoria infantil, para incentivar as crianças.  
11 - Quais suas expectativas quanto a Liga Gaúcha? Antes de alguma expectativa quanto a Liga, já foi dado um passo enorme que foi a criação desta. Os campeonatos já estão bem mais organizados e o melhor, oficializados. Agora em relação a Liga, é justamente aumentar o número de jogadores e expandir a Regra no Rio Grande do Sul. Hoje nos estaduais se vê muita equipe de Porto Alegre e região metropolitana. Poderia ser feito um marketing forte em relação a regra em outras cidades, para que ela cresça cada vez mais . 
12 - Figurinha carimbada do futebol de mesa? Entre outros cito o Vinicius Bueno, pela competitividade que tem no jogo, mas uma competitividade com honestidade.  
13 - Escale os 6 botonistas da sua equipe ideal imaginária: Vinicius, Cabelo, Caverna, Felipe, Quinhos e Edu Caxias. 
 14 - Por fim nos conte um caso ou causo do futebol de mesa (dentro ou fora da mesa):No praiano de 2001 a final contra o Cabelo. Fiz 1 a 0 no inicio do jogo e depois consegui segurar a pressão até o final me tornando campeão . Já fora da mesa neste mesmo praiano o futebol que fazíamos na madrugada e depois aquela piscina no hotel , sendo que no outro dia todo mundo em pé para o jogo.  

Vale pelo "papo" Josias!!!

4 comentários:

  1. Fala Josias...

    Um dos mais tecnicos jogadores da gaucha...quando ta treinado é muito dificil de ser batido.

    Mas eu lembro de um jogo nosso num praiano distante, acho que 2000.. nao lembro direito a data, eu jogava pelo empate e ja no fim do jogo sobrou uma bola toda torta pra ti chutar pelo lado direito...quase queimando a linha lateral, teu chute pegou MUITO "na casca" da bola,e nao tinha perigo nenhum....a não ser por um detalhe: ela começou a rolar, rolar e vir em direção ao meu gol...foram segundos que pareceram horas...ate que a bola parou dentro da minha goleira...determinando assim um placar de 1x0 para o Fortaleza e fim de Praiano pro Corinthians...que coisa !!!

    Abraço amigo.

    Quinhos

    ResponderExcluir
  2. Grande Josias....um camarada sensacional como pessoa e otimo botonista, ( que tive a oportunidade de decidir um JIRGS e ganhar, o que valorizou mais ainda o meu titulo é um prazer telo na minha equipe... Parabens Josias...Grande abraço...

    Eu sou o Cloviiiiiiiiiiiisssss

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do estilo técnico e calmo do Josias, jogador de rara habilidade e honestidade na mesa. Para piorar ainda joga com botões pequenos, uma dificuldade extra para quem o enfrenta e exige muita concentração para defender.

    Não tem conseguido ter continuidade nos treinamento e isso sempre atrapalha o rendimento, mas é um dos melhores botonistas que já vi jogar, sem dúvida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Escrevo para agradecer e muito pelo retorno de voces. Saibam que sao grandes amigos que tenho e no que depender de mim to sempre dentro da equipe.
    Quinhos muito bem lembrado aquele lance do praiano. No gol nao sabia nem o que fazer se comemorava ou nao hehe. Ja no jirgs contra o clovis nao tive a mesma sorte.
    Galera obrigado mesmo pelo retorno . Grande abraco a todos.

    Josias guedesss



    ResponderExcluir