quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ta valendo, Papo de Botonista.

“Papo de botonista”, este será o nome de um post mensal de entrevista. Desejamos com isso divulgar valores, lembranças, divertimentos e criticas, mas com sugestões de nossos botonistas aos nossos visitantes.

A 1ª edição do Papo de Botonista será simplesmente com o atual campeão estadual, Carlos Alberto Terhorst.


1 - Nome ou simplesmente? Quinhos

2 - Time que joga? Corinthians-SP

3 - Alguma razão especial para esta escolha?

Não lembro, sei que sempre queria ser Corinthians mas o Luzardo já jogava com esse time, então la por 1994 quando o Luzardo saiu passou para o Vinicius e eu troquei com ele por "Cruzeiro-MG + 4 bolinhas"

4 - Joga á quanto tempo?

Desde 1991. Comecei na Copa Robbor no Bazar Mimo com o glorioso São José-SP. Um time azul e branco com o centroavante azul e preto...a caída desse time era feita com tesoura pelo então iniciante a fabricante de botões Chrstian.

5 - Como chegou à regra gaúcha? Comecei a jogar botão como todos acredito eu, com os toque-toque com a gurizada da rua. Depois os meus amigos começaram a ter outros hábitos, como cigarro entre outras coisas e eu preferi não seguir este caminho. Comecei a jogar botão com o Christian e descobrimos o Bazar Mimo quando tinha uns 13 anos. Levei 86 botões que eu tinha de toque-toque e o mimo de meu 4 daqueles anelados. Lamentável. Cheguei em casa num desânimo e minha mãe resolveu me dar dinheiro para comprar os outros 6. Fui no mimo e comprei os 6 anelados que faltavam. Daí o Christian se inscreveu num campeonato ( sem me avisar diga-se de passagem ) e eu só pude me inscrever no seguinte. Depois disso eram todos os dias no Bazar praticamente...que fase bem boa aquela.

6 - Onde joga? Lefume e Canoas Futmesa

7 - Faz parte de alguma equipe? Faço parte da equipe de Canoas.

8 - Momento inesquecível? Varios. Milhares. Poderia ser o Estadual que conquistei no ano de 2011. Mas vou citar a final do Campeonato de 30 anos do Bazar Mimo no Gasometrio, que disputei com meu grande amigo e adversário na mesa Felipe Marranghello. Apesar do problema que tive neste dia, fazer a final de um campeonato desses com o meu maior rival nas mesas ( somente nas mesas ) representou muito pra mim, o Bazar faz parte da minha vida a muito tempo. Mesmo sendo derrotado foi algo muito marcante e especial para mim. Grande momento.

9 - Qual o ponto(s) positivo(s) da regra gaúcha? Bom. Eu gosto de jogar botão. Não sei se isso é positivo da Regra Gaucha somente, mas tenho amigos/adversários que transformam um jogo de botão em algo extremamente prazeroso de se fazer. Seja campeonato ou amistoso. O campeonato que fizemos chamado "Madrugadão" é algo que resume bem o que penso sobre futebol de mesa... Competição, Confraternização, Amizade e Integração.

10 - Quais os pontos negativos da regra gaúcha e alternativas corretivas? Sinceramente...acho que temos muito a aprender e a evoluir como botonistas ainda. Vejo muita gente reclamar de mesa, bolinha e não fazer ABSOLUTAMENTE NADA pra ajudar. A cultura do botonista da regra gaucha é o de "jogos em garagem" ainda. Investimos em botões ( e não acho errado ) mas não investimos na estrutura. Se quisermos crescer, precisamos ajudar, participar e principalmente VALORIZAR as coisas que temos. Mesas ruins, ok...sabemos que tem varias por aí...mas o que voce está fazendo para que esta situação melhore? Reclamar de mesa...de bolinha...de lugar pra jogar é muito facil. Dificil mesmo é conseguir uma estrutura boa para acomodar uma Sede, um campeonato com os recursos que cada campeonato dispõe.

11 - Quais suas expectativas quanto a Liga Gaúcha? A idéia da LIGA foi excelente, parabéns aos criadores. Porém, só seremos fortes e estruturados com uma LIGA também forte e estruturada. E isso não se consegue com uma anuidade a R$ 20,00. Os campeonatos da LIGA muitas vezes dão prejuizo a mesma pelo que sei. Se a gente não mudar um pouco a forma de pensar, e não nos unirmos afim de tornar a LIGA forte e com condições reais de organização acho que não conseguimos evoluir muito não. Exemplo: Na Regra Brasileira a Anuidade do botonissta é R$ 50,00 e cada equipe paga UM SALARIO MINIMO por ano à LIGA. Na Gaucha a mesma anuidade é R$ 20,00 e a equipe paga R$ 50,00. Grande diferença? Pois então vá acompanhar a organização de um campeonato deles e as condições de mesa e padronização da bolinha. É apenas um exemplo.

12 - Figurinha carimbada do futebol de mesa? Adalberto Sanders, o "Zecão". Um dos caras mais apaixonados por futebol de mesa que eu já conheci. Famoso AMERICA-RJ. "Joga muito esse Zecão".

13 - Escale os 6 botonistas da sua equipe ideal imaginária: Vinicius, Caverna, Eduardo Orci, Felipe Marranghello, Buda e Clovis. Eu seria o tecnico e faria o Marketing dessa equipe.

14 - Por fim nos conte um caso ou causo do futebol de mesa (dentro ou fora da mesa):

Com certeza o lance que me vem à cabeça quando me perguntam isso é o seguinte:

Meados de 1992, local: Bazar Mimo - mesa dos fundos no andar de cima. O jogo era São José-SP ( eu ) x Bangu defendido pelo "Lendário" Sr. Miguel Orci. Meu time era composto por 9 botões azul e branco e apenas o centroavante era azul e preto, que eu chamava de "Bebeto"...este botão era praticamente o que o Romario foi a Seleção de 1994, um craque muito acima dos outros. Pois bem, o jogo estava 1x0 para o Bangu - resultado esse que dava o titulo para o mesmo - ...jogo dificil então eu lanço uma bola proxima a linha de fundo e o "Seu" Miguel colocou um botão proximo a ela...eu peço "a gol" com a nitida intenção de cavar um escanteio, mas né? vai que a bola va em direção ao gol...sei lá. Chuto forte, a bola sobe muito, vem pra trás e não sei como não bateu no teto da sala que era consideravelmente baixo...e cai EXATAMENTE na caída do Bebeto que estava na intermediária e começa a rolar em direção ao gol lentamente. Lembro que ficamos olhando e quando a bola ultrapassou a linha, nos olhamos e o relogio tocou. Resultado final, 1x1 e o Bangu acabou em 3º ou 4º lugar, não lembro. Inacreditável.

Até o mês de Maio com mais um "papo de Botonista"

Muito obrigado Quinhos!

5 comentários:

  1. Bacana a entrevista!
    O Quinhos sempre foi um botonista cheio de potencial, ofensivo, criativo na mesa, mas que ainda não tinha o lado competitivo mais aguçado. Sempre faltava um pouquinho para as grandes conquistas.

    Muito bom ver nos últimos anos ele crescer de produtivivdade e alcançar novo status. Com certeza um dos 5 melhores botonistas da regra gaúcha da atualizade! Parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal parabéns Kaverna, e quanto ao Quinhos grande figura e um dos jogos que mais gosto de jogar... grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Cara,só faltou o meu nome na tal equipe inaginária.hehehehe.Zecão.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS AOS CRIADORES DO PAPO DE BOTONISTA MUITO LEGAL ESSA IDÉIA, A ENTREVISTA FOI BEM BACANA TAMBÉM E PARABÉNS AO QUINHOS QUE ESTÁ JOGANDO MUITO, ABRAÇOS RICARDINHO...

    ResponderExcluir